A ascensão do marketing digital no Brasil é algo recente, visto que apesar de ser um ramo que existe a bastante tempo, ele só ganhou força no país recentemente.

Confira aqui de forma detalhada como aconteceu essa ascensão do marketing digital no Brasil:

O que é o Marketing Digital?

O Marketing Digital surgiu juntamente com a internet, já que ela é o motivo de sua existência e de parte do seu nome “digital”.

Porém, no início da internet, os sites e dispositivos não possuíam muitos recursos além disso o acesso à ela era bastante restrito, de maneira que seus usuários eram muito raros.

Portanto, nesse período, o marketing digital no Brasil consistia apenas em propagandas, semelhantes  aos outdoors e panfletos, que serviam como meio de a empresa mostrar seu produto.

Com o passar dos anos e aumento das pessoas com acesso à internet, esse ramo foi se atualizando.

O crescimento no número de usuários também despertou o interesse das empresas, fazendo com que elas procurassem cada vez mais maneiras de se divulgar online.

Esse setor está em constante evolução, sempre procurando se adaptar ao público, de modo que cada vez mais o público alvo consiga ser alcançado.

Em resumo, o Marketing Digital é o ramo responsável por divulgar e atrair cliente para possível venda de produtos ou serviço. Além disso, os profissionais do ramo devem estar sempre se atualizando procurando novas maneiras de divulgação e persuasão.

Qual foi o motivo da ascensão do Marketing Digital no Brasil?

O setor de Digital vinha crescendo vagarosamente no Brasil, porém a chegada no Brasil do Coronavírus, depois mais a frente H3n2, trouxe consigo a necessidade do isolamento e fechamento das portas de várias lojas e empresas.

Portanto, devido ao fato de não poderem atender seus clientes de modo presencial, para não ficar no prejuízo, eles tiveram que investir em novos meios de divulgação e captação de clientes.

A maneira que encontraram de concluir seu objetivo foi investir no Marketing Digital, pois isso garantiu que elas continuassem lucrando.

Além disso, por serem privados de comprar presencialmente, os consumidores passaram a consumir de lojas online, aumentando ainda mais a importância da divulgação digital.

Porém, o aumento das vendas online não ocorreu somente na venda direta de produtos, o número de cursos adquiridos durante a pandemia também aumentou bastante.

Dessa maneira, a enorme procura pela divulgação e vendas online fez com que esse setor passasse por um crescimento descomunal após a instalação da pandemia.

Por que é tão importante investir no marketing digital?

O marketing é um ramo conhecido e utilizado a anos, porém antigamente o marketing era feito por meio de propagandas de rádio e TV, e panfletos e outdoors.

Porém, esse método, apesar de amplamente utilizado, não é tão eficiente, visto que grande parte das pessoas atingidas não possuem interesse em adquirir o produto.

Sendo assim, a maior vantagem de se investir no marketing digital é que mesmo com um baixo investimento é possível delimitar o público alcançado, fazendo com que o número de pessoas interessadas em relação ao número total de atingidos aumente.

Isso é possível através de uma análise do perfil do público alvo e a partir dos resultados dessa pesquisa, a empresa é capaz de divulgar o produto apenas onde os interessados estão.

Além disso, existem outros fatores que colaboram para o favorecimento do marketing digital, que são:

  • Aumento contínuo do número de usuários na internet. Em 2019, a pesquisa do censo demonstrou que cerca de 83% das residências possuem acesso a internet;
  • Crescimento do número de compras realizadas online;
  • Garante que a empresa não fique atrás dos concorrentes que já fazem a divulgação online;
  • A capacidade de não ficar restrito a determinada região, de modo que qualquer internauta consiga encontrar a empresa.

Além disso, quase todos os celulares possuem a capacidade de acessar a internet, o que garante que mesmo que não estejam em casa, quase toda a população está conectada.

Quais são os principais pilares desse ramo?

O Marketing Digital é baseado em três pilares principais nos quais se baseiam todos os outros, portanto, a estratégia de divulgação online deve ter como base os seguintes objetivos:

  • Alcançar: esse é o principal objetivo do marketing, que é divulgar. Portanto, sua estratégia de marketing deve conseguir alcançar o público alvo, pois não é possível vender sem mostrar o produtor aos consumidores.

Isso pode ser feito por meio da criação de blogs, investimento em anúncio pago e divulgação em redes sociais;

  • Comunicar: atualmente é necessário tentar tornar o serviço de vendas o mais humanizado possível, de modo que o consumidor sinta a confiança de estar interagindo com uma pessoa real.

Isso pode ser feito por meio de canais de WhatsApp, e-mail, chat online, SMS e diversas outras maneiras;

  • Converter: esse ponto se baseia na habilidade de convencer o consumidor a consumir o seu produto.

Essa habilidade é importante pois é a partir dela que é possível converter o investimento em lucro, pois de nada adianta alcançar o consumidor se ele não consumir.

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