O café é um alimento rico em diversas vitaminas e nutrientes que além de trazerem benefícios à saúde, é ótimo para a pele  e cabelo, e algumas outras funções. Neste texto, vamos falar quais são os benefícios do banho de café e trazer algumas dicas de receitas.

banho de café pra que serve

Banho de café: para que serve?

Como mencionamos, o banho de café possui diversas funções e oferece muitos benefícios para quem tem o costume de usá-lo em seus cuidados. Entre as suas diversas funções, podemos destacar as duas principais que são a limpeza de pele e a hidratação dos cabelos.

Veja aqui as utilidades do banho de café e como realizá-las:

Banho de café: para o rosto

O óleo da borra do café é um dos principais componentes usados nos produtos de café. Ele contém polifenóis, triacilgliceróis, esteróis e tocoferóis que são componentes que atuam como anti-inflamatórios e como antioxidantes.

O café também atua como hidratante e protetor da pele, estimula a síntese de colágeno e elastina, além de evitar uma maior exposição aos raios solares e promover uma maior elasticidade da pele. Por essas e outras razões ele está presente em cremes faciais e cremes anti-celulite.

Uma das vantagens de usar o café, é que ele é um produto acessível, que pode ser encontrado facilmente em casa ou nos supermercados. Aquela borra que se forma depois de passarmos o café, pode ajudar e muito a melhorar o aspecto da pele, pois ela combate a oleosidade natural, cravos e espinhas e até clareia as manchas.

Ela pode ser usada com óleos naturais, como o óleo de amêndoas e o óleo de girassol, o que promove uma leve esfoliação e remove as células mortas da pele. A borra do café clareia a pele, por causa da cafeína presente nela.

Depois de coado, o café fica com uma grande quantidade de cafeína na borra, e é essa cafeína que ajuda a rejuvenescer a pele, além de regenerar as células. Mas lembre-se de usar esse ingrediente ao menos, duas vezes por semana.

O café também ajuda no combate às espinhas, pois age na pele como um poderoso remédio natural contra cravos e espinhas. Pode ser usada tanto a borra pura, como sua mistura com alguns óleos que ajudam a potencializar seus efeitos.

Ele ainda pode auxiliar na remoção de odores. Com tantos benefícios, você não vai querer usar o café apenas como bebida em sua casa.

Banho de café: para o cabelo

A cafeína também posssui a capacidade de estimular e acelerar o crescimento natural do cabelo

A própria textura do pó de café, por exemplo, quando em contato com o couro cabeludo promove a esfoliação da pele da região em que foi aplicada, proporcionando uma limpeza profunda e, consequentemente, melhor absorção de nutrientes, vitaminas e minerais durante a hidratação.

Como usar a borra de café na pele

Se você quer clarear ou melhorar suas acnes e espinhas, usando a borra de café nós vamos te ajudar com algumas receitinhas que separamos aqui:

Apenas a borra de café

Misture 2 colheres de sopa de borra de café, 1 clara de ovo batida em neve e 1 ou 2 gotas de óleo de gerânio ou de amêndoas até formar uma pasta arenosa, e aplique a mistura no rosto antes do banho, fazendo sempre movimentos circulares e com cuidado para não agredir a pele.

Depois deixe agir por 10 minutos, retire a máscara com água em temperatura ambiente. Seque o rosto com cuidado e aplique seu hidratante, caso sua pele for oleosa, use cremes que não tenham óleos em sua composição.

Máscara de café para espinhas

Misture com o auxílio de uma colher, 2 colheres de sopa de leite integral e 2 colheres de sopa de café, até que obtenha uma mistura homogênea. Use o pincel, para aplicá-la no rosto, deixe agindo por 20 minutos e retire a máscara com água morna ou em temperatura ambiente e finalize com o creme para o rosto de sua preferência.

banho de cafe

Como usar a borra de café no cabelo

As misturinhas caseiras, fazem sucesso entre a mulherada, por isso separamos aqui uma receita de hidratação caseira feita com café para deixar os fios mais saudáveis, fortes, brilhantes e definidos.

Para isso, você deve primeiro lavar o cabelo com o seu shampoo e retirar todo o excesso de água com uma toalha ou um tecido de algodão. Depois de feito isso, em um recipiente misture 2 colheres de pó de café solúvel, 2 colheres de máscara de hidratação e algumas gotas de óleo de coco 100% vegetal.

Aplique em todo o cabelo, da raiz às pontas, mecha por mecha. Vale salientar que a aplicação da hidratação diretamente na raiz não é indicada em todos os tipos de fio, apenas em casos de fios cacheados e crespos, por serem mais ressecados.

Massageei o couro cabeludo com movimentos circulares sem usar as unhas, apenas com as pontas dos dedos. Depois, prenda o cabelo e aguarde por aproximadamente 15 minutos, retire a mistura da cabeça com bastante água e finalize com o condicionador.

Como podemos observar a borra do café é muito versátil e oferece diversos benefícios ao nosso corpo, mas você sabia que ela também é uma poderosa ferramenta para limpar as energias negativas do corpo astral, físico e mental.

Mesmo não sendo muito falada, essa função do banho de café é bastante praticada. Isso porque a bebida é considerada por muitos como a erva de magia, e desde os tempos mais antigos o poder do café é muito reconhecido.

E devido a toda essa história que o café carrega consigo, é que o alimento ganhou um novo uso entre as pessoas. Atualmente o banho de café é muito usado com propósitos mágicos e espirituais.

E para alcançar todos esses benefícios e realizar uma limpeza espiritual é importante que busque um especialista na área para garantir um preparo correto do banho de café. 

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.