Mais um assunto no mira educação. O carro é um bem que pode gerar vários outros gastos, e suas partes estão todas ligadas internamente. Por isso, quando uma coisinha para de funcionar, pode atrapalhar todo o funcionamento dele.

E quando o carro não quer ligar, os motivos podem ser vários. Vamos neste artigo trazer alguns exemplos do que pode estar acontecendo com seu veículo:

Meu carro não quer ligar o que pode ser?

O combustível acabou

O combustível é essencial para manter o funcionamento do carro, ele é necessário para o arranque do veículo e para mantê-lo em movimento. E quando acaba pode comprometer todo o funcionamento do carro.

Quando a boia que mede a quantidade de produto que está no tanque falha, o indicador de combustível no painel emperra e não mostra quando o combustível acabou.

Isso pode ocorrer devido ao uso de combustível adulterado ou quando se abastece por muito tempo o carro, com álcool. Outra forma que isso pode acontecer, é quando falta gasolina nos reservatórios de partida a frio.

Qualidade do combustível

A qualidade do combustível também é muito importante para mantê-lo funcionando. Existem no mercado hoje os combustíveis adulterados, e quando esse é utilizado para abastecer o veículo suas impurezas podem entupir os injetores e bloquear a injeção de combustível.

Para evitar que isso aconteça, abasteça sempre em um lugar de confiança, para evitar dores de cabeça. Mas se esse for seu caso, o indicado é procurar um mecânico especializado para fazer a limpeza dos bicos.

Problemas ao reconhecê-lo

Para aqueles que possuem um carro com o motor flex, algo que pode acontecer normalmente é que o carro não reconheça com qual combustível foi abastecido.

Isso ocorre quando você abastece seu carro com um mesmo combustível durante muito tempo, e quando troca de combustível não anda com ele os mínimos dez minutos, o que acaba causando uma falha na programação do motor.

A injeção eletrônica

Quando a luz do carro acende pode ser sinal de problemas com a ingestão elétrica. Se caso a luz do carro acender e o motor continuar funcionando ou então o carro parar, procure imediatamente um mecânico, somente ele poderá mexer.

Os alarmes

Quando um profissional que não possui habilidades com a mecânica, instala um sistema de alarmes, ele pode acabar danificando a memória do módulo de injeção, o que interrompe a sua alimentação e faz com o que seu carro não queira ligar.

 A chave de ignição

Com os muitos avanços da tecnologia, as chaves dos carros começaram a ser produzidas com um chip, que toda a vez em que é acionada, faz uma espécie de leitura do veículo. Esse moderno sistema é frágil e pode ser facilmente quebrado.

E se houver a queda da chave pode causar um rompimento deste chip e ele não ligar.

A correia dentada

A correia é ligada ao comando de válvulas que é acionada pelo motor, ela pode romper o que geralmente acontece com o carro em movimento, e desligar o veículo. Se caso isso vier a acontecer não tente ligar o carro, pois isso pode empenar válvulas e danificar o motor.

O recomendado para evitar que isso ocorra é realizar a substituição desta correia a cada 50 mil quilômetros. E lembre-se, ela deve ser feita por um profissional, se possível em uma concessionária.

O superaquecimento

O superaquecimento do motor é uma outra possível causa de o veículo não querer ligar. Se o carro parar de funcionar e logo depois começar a sair fumaça dele, pode significar o seu superaquecimento.

Se isso acontecer, espere até o motor esfriar e complete o nível de água. É importante também tomar cuidado se existe vazamento de combustível no veículo e se a tampa do reservatório está em bom estado, para evitar problemas maiores com o superaquecimento.

A compressão do motor

Mais uma parte fundamental para manter o veículo em funcionamento é a compressão do motor. Ela precisa ser feita, pois influencia no seu funcionamento. A compressão ruim pode ser por um dano mecânico ou alguma peça danificada.

Bateria descarregada

Bateria descarregada

Quando a bateria está descarregada, ela pode fazer com que o carro não ligue. E algumas funções dentro do carro que consomem muita bateria, que às vezes passam despercebidas, vão acabando com a carga da bateria.

Caso perceba a luz da bateria acesa no painel do carro, o problema pode estar na bateria ou no alternador, e se ele estiver com defeito não realiza sua recarga, fazendo com que sua carga seja usada até o fim.

O que fazer quando o carro não quer ligar?

A melhor solução para quando isso acontece é procurar um mecânico para descobrir qual o motivo de isso acontecer. O profissional saberá identificar quando algo não está funcionando corretamente no veículo, e fará os consertos necessários.

Trouxemos algumas situações que podem acontecer e qual o motivo que as leva a ocorrer:

Quando a chave não liga o carro, mas está girando

Quando isso acontece é mais provável que a bateria esteja descarregada, pois quando ela está nesta situação o motor de arranque não consegue desempenhar sua função de girar sobre o motor, e assim não dá a partida no carro.

No entanto, se mesmo após corrigir o problema com a bateria, o carro continuar não ligando, o problema pode ser um pouco mais complicado, como:

  • O motor de arranque está com algum problema de funcionamento;
  • O interruptor de ignição pode estar precisando ser trocado;
  • O fio que controla o solenóide do arranque pode estar com alguma falha.

No entanto, se esse for o motivo, o mais aconselhável é que busque um profissional para realizar os consertos necessários, ele saberá fazê-lo sem causar mais danos no carro.

O motor gira, mas não quer dar a partida

Neste segundo caso, o problema pode ter várias causas, que podem estar relacionadas com o sistema de ignição, algum problema mecânico ou no sistema de combustível.

Caso isso aconteça, você pode verificar se o carro está abastecido, se a bateria está carregada ou se deixou alguma parte do sistema elétrico ligada por muito tempo. O mais aconselhável é procurar um profissional de confiança para descobrir o que está causando o problema.

E buscar a prevenção, realizando a manutenção correta do veículo para evitar problemas maiores com ele.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.