A cirurgia bariátrica sleeve é um dos tipos de cirurgia bariátrica disponíveis na atualidade, e que assim como os outros tipos de bariátrica possui o objetivo de promover o emagrecimento do paciente.

Sendo assim, a cirurgia bariátrica sleeve consiste no conjunto de algumas técnicas que possuem o objetivo de reduzir o tamanho do estômago do paciente e consequentemente reduzir seu peso.

Portanto, continue acompanhando o artigo abaixo para saber mais sobre esse procedimento:

o que é obesidade

O que é obesidade?

A obesidade é uma condição gerada pelo acúmulo de gordura e que normalmente é causada pelo consumo de calorias superior à quantidade gasta pelo organismo para efetuar suas atividades cotidianas.

Porém, esse aumento de peso nem sempre é por desleixo da pessoa, visto que existem algumas pessoas que são mais suscetíveis a ganharem peso do que outras devido ao metabolismo de cada uma delas.

A obesidade é uma condição preocupante devido ao fato de que pessoas que sofrem com essa condição estão mais suscetíveis a sofrerem de doenças como pressão alta, diabetes, gota e outras.

Ela pode ser identificada pelo IMC (índice de massa corporal) que é uma fórmula desenvolvida que permite avaliar como anda a situação do peso da pessoa.

O IMC é utilizado por muitos profissionais da saúde devido ao fato de que ele consegue indicar o peso ideal para altura do paciente e assim consegue dizer se o paciente está abaixo, acima ou no peso ideal.

Geralmente para controlar os casos de obesidade é recomendado que o paciente tente perder massa por meio de dietas e exercícios.

Porém, existem casos em que apenas isso não é o suficiente, e dessa maneira pode acabar sendo necessário realizar a cirurgia bariátrica.

A cirurgia bariátrica é um procedimento que geralmente é utilizado como última forma de corrigir o sobre peso do paciente e geralmente só pode ser realizada após um acompanhamento e avaliação de vários profissionais da área da saúde.

Essa cirurgia pode ser feita de diversas maneiras nas quais seu objetivo é sempre o mesmo: promover uma redução estomacal e consequentemente de peso dos pacientes.

O que é cirurgia bariátrica sleeve?

Um dos métodos de cirurgia bariátrica existentes atualmente é a bariátrica sleeve, que assim como as demais também possui o objetivo de reduzir o estômago do paciente.

Ela consiste na redução da parte esquerda do estômago e consequentemente reduzir sua capacidade de armazenar alimentos, o que resulta em uma perda de peso de até 40% do peso inicial.

Também chamada de gastrectomia vertical, essa cirurgia consiste em remodelar o formato do estômago, transformando-o em uma espécie de tubo fino.

Isso permite que o paciente acabe ingerindo e armazenando menos alimentos, o que consequentemente causa a redução de peso do paciente.

Quais são as vantagens da bariátrica sleeve?

Dentre as maiores vantagens da cirurgia bariátrica sleeve, é possível mencionar:

  • Ela não interfere na absorção de nutrientes importantes para a saúde;
  • Tem um baixo número de problemas pós-cirúrgicos;
  • Apresenta um bom índice de controle de hipertensão;
  • A cirurgia bariátrica sleeve ajuda os pacientes a comerem menos sem atrapalhar o processo digestivo normal;
  • Não faz o uso de nenhum implante;
  • Não exige nenhuma mudança no intestino;
  • Pós-cirúrgico mais simples e mais rápido que os outros tipos de bariátrica;
  • Caso o resultado não seja satisfatório, é possível realizar qualquer outro método após a realização do método sleeve.

Leia também: Enxerto de gordura no glúteo

como é feita a cirurgia bariatrica sleeve

Como é feita a cirurgia bariátrica sleeve?

A cirurgia bariátrica sleeve é feita com o uso de uma anestesia geral e normalmente tem a duração de 2 horas. Porém, normalmente a pessoa fica internada no hospital por no mínimo 3 dias.

Normalmente, ela é feita por videolaparoscopia, onde são feitos pequenos furos no abdômen onde são inseridos tubos com câmeras e as ferramentas necessárias para cirurgia sem a necessidade de realizar um grande corte.

Na execução da cirurgia o médico realiza um corte na vertical cortando parte do estômago de modo que o órgão fique no formato de um tubo. Nesse procedimento costuma ser retirado até 85% do estômago.

Quando deve ser realizada e contraindicações

A cirurgia bariátrica sleeve costuma ser indicada quando o paciente não consegue reduzir massa através de dietas e exercícios físicos.

Normalmente é realizada em pacientes que possuem o IMC acima de 35kg/m² e possuem doenças derivadas do sobrepeso ou pessoas que possuem o IMC acima de 40kg/m².

Geralmente essa cirurgia é contraindicada caso o paciente possua refluxo gastroesofágico ou diabetes tipo 2.

Cirurgia bariátrica sleeve volta a engordar?

A cirurgia de redução estomacal possui o objetivo de deixar o paciente mais saciado e auxiliá-lo a comer menos, o que resulta na perda de peso.

Porém, todo esse processo de perda de peso só ocorre devido a dedicação do paciente e mudança no seu estilo de vida para evitar o reganho de peso.

Contudo, apesar de a redução de peso esperada ser de 50% a 80% do excesso de peso é comum que nos 2 primeiros anos o paciente reganhe até 10% do peso.

Sendo assim, é sim possível voltar a engordar após a cirurgia de redução de estômago, por isso é necessário que o paciente mantenha-se firme com o novo estilo de vida de modo que ele evite reganhar peso.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.