Você sabe como fazer marketing para sua empresa da forma correta? As estratégias de marketing são fundamentais para um bom desempenho dos negócios. Seja para uma franquia de estética ou uma rede de supermercados, o marketing ajuda a captar novos clientes e a fidelizar os que já são seus.

Neste texto vamos trazer aqui algumas formas de levar o marketing para sua empresa de forma correta:

Marketing para empresa: como fazer

Ao contrário do que muitos pensam, ter boas estratégias de marketing não é só para as grandes empresas. Muito pelo contrário, o marketing é muito importante na fase inicial de um novo negócio, quando ele ainda está começando.

Isso porque essas estratégias ajudam a fidelizar a marca e conquistar o público, ou seja, o sucesso de um negócio depende de um bom marketing. O recomendado é que se procure um especialista na área para te ajudar com isso, e que você registre quais ações deram certo ou não.

Separamos aqui 10 dicas de como colocar o marketing em prática na sua empresa.

1. Analise o ambiente de marketing

Primeiramente, você deve avaliar quais os fatores externos e internos que podem influenciar no crescimento de sua empresa. Também é preciso analisar o segmento e o produto e ver quais são as capacidades do negócio.

Separe quais são as forças e fraquezas de sua empresa, o capital que você tem disponível e os que poderão ser usados em suas ações de marketing, pois se não houver essa primeira análise o plano de marketing não terá sustentabilidade no longo prazo.

2. Entenda quem são os seus clientes

Você também deve entender quem é o seu cliente, o seu público alvo. E a primeira coisa que precisa saber é que ele não é o seu consumidor. Um pequeno exemplo, para que você possa entender é o de uma marca de leite achocolatado, o seu público alvo são as crianças, ainda que grande parte de seus consumidores sejam adultos.

E seu plano de marketing deve ser voltado para esse público alvo em questão. Analise também o mercado, dê atenção às demandas, ao potencial, e na previsão de taxa de crescimento e de participação. Você precisa também entender do seu cliente como, por que e quando eles usam o seu produto ou serviço.

3. Analise seus concorrentes

Nada melhor do que saber o que está acontecendo com seu mercado, olhando o que está acontecendo realmente na prática. Avalie de forma detalhada seus concorrentes e o comportamento deles no mercado.

Olhe para outras empresas de seu setor e tente procurar onde eles estão errando e acertando, para que possa colocar em prática no seu negócio.

4. Defina suas estratégias e ações

Você precisa antes de tudo definir o objetivo do seu plano. Se, por exemplo, o empreendedor quer aumentar o seu número de vendas, ele precisa entender de onde vem o faturamento de suas vendas e avaliar se o ideal é fazer com que os clientes comprem com maior frequência ou se o importante é buscar novos consumidores.

Depois disso, é hora de avaliar o que a sua empresa faz. Para as pessoas que são especialistas, usar as redes sociais, oferecer descontos no aniversário do cliente são exemplos de ações que você pode adotar.

5. Estabeleça um cronograma

É importante também, verificar a duração de cada ação, anote tudo o que você usou e todos os resultados que obteve. Quando tudo está registrado, fica mais fácil avaliar o que está dando certo.

6. Marque a sua presença online

A presença online é outro ponto muito importante do marketing para a empresa. Atualmente a maior parte das pessoas está presente no meio digital, e por isso o seu negócio precisa estar lá também.

Use as redes sociais, faça sua divulgação pela internet, desta forma você poderá alcançar muito mais pessoas e de forma muito mais fácil.

7. Inbound marketing: bom e barato

Outra boa ferramenta de atração é o inbound marketing, que nada mais é do que uma forma eficaz e mais barata de gerar leads. A estratégia se trata de criar conteúdo relevante para mostrar que a sua empresa é referência no setor em que atua.

Uma boa dica é usar ferramentas para a captação de clientes como:

  • textos em blogs;
  • eBook;
  • infográficos;
  • webinários;
  • vídeos e quaisquer outros conteúdos criados.

Eles ajudam a fortalecer a presença online da sua empresa e faz com que sua busca orgânica feita através do Google, cresça. E sua marca, consequentemente irá aumentar a relevância digitalmente no seu ramo de atuação.

8. Atenda bem quem chega até você

Outra técnica que é crucial para o sucesso de qualquer negócio é o atendimento, não adianta de nada ter uma boa presença online, se quando os leads que você consegue por lá, desistem de seu negócio por causa do mau atendimento.

Por isso, ofereça um bom atendimento, atendendo a todos e de forma rápida. Para que eles se sintam confortáveis e sintam vontade de fechar negócio com sua empresa.

9. Se comunique de forma leve nas redes sociais

As redes sociais e aplicativos não podem ser um mero canal de distribuição de conteúdo. Crie uma conexão com a sua audiência, tenha um bom relacionamento com seu público, desta forma eles se sentirão bem mais confortáveis para fazer negócio com você, e sentirão mais segurança em sua empresa.

10. Seja criativo em seus conteúdos

Use sua criatividade, e produza um conteúdo interessante que chame a atenção do seu público. São diversos os formatos que você pode usar, como eBooks, infrográficos, pesquisas, quiz, webinars, vídeos, memes, então seja criativo.

Com todas essas dicas, será muito mais fácil colocar o marketing em prática  no seu negócio e desta forma alcançar muito mais pessoas.

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