As pernas são uma das partes mais importantes do nosso corpo e por isso precisam de cuidado e atenção. Se tivermos pernas saudáveis, conseguiremos lidar melhor com a azáfama e as tarefas diárias e teremos mais conforto.

Para manter seu corpo equilibrado, você precisa dar a devida importância a cada parte do seu corpo. Com algumas dicas simples e práticas para ter pés saudáveis, você pode dar um novo rumo à sua vida desde o início.

Muitas pessoas esquecem de massagear os pés, revitalizá-los e hidratá-los e ignoram o fato de que têm remédios caseiros que podem restaurar o conforto tanto dos pés quanto de todo o corpo. Se seguir algumas dicas para  ter pés saudáveis, conseguirá lidar melhor com a azáfama e as tarefas diárias e terá mais conforto.

É importante lembrar que seus pés não são afetados apenas pelo cansaço, mas também pelo atrito e transpiração causados ​​pelo uso de calçados fechados que não permitem a ventilação adequada. Esses problemas podem causar pequenas lesões, fungos e várias doenças, principalmente em pessoas com mais de 50 anos de idade.

Aqui estão 10 dicas básicas para pés saudáveis, um decálogo que é fácil de implementar e oferece benefícios reais. Você tem que ser consistente e realmente querer alcançar bem-estar e conforto.

10 dicas para pés saudáveis

1. Proteja-se do calor e do frio

Evite andar descalço na praia ou em superfícies quentes (piscinas, saunas, spas ou em casa), e se seus pés congelarem à noite, use meias. Não use bolsas de água ou cobertores elétricos para aquecer os pés ou gelo para resfriá-los.

2. Lave os pés suavemente todos os dias

Para manter seus pés fortes e manter sua temperatura normal, lave-os com água morna e um sabão neutro de pH suave todos os dias. É bom que o banho não dure mais de 10 minutos e que depois disso você seque os pés.

3. Não negligencie a hidratação

Certifique-se de que seus pés não estejam muito molhados nem muito secos e que sua pele esteja macia e hidratada o suficiente. Um hidratante natural pode fazer maravilhas a este respeito.

4. Cuide de suas unhas

É bom ter as unhas polidas e não cortadas todas as semanas ou sempre que necessário. Para dar-lhes uma forma bonita, é melhor usar um arquivo.

Pesquise-os para encontrar quaisquer mudanças de cor ou textura que ocorram ao longo do tempo, ou para detectar qualquer início de sua encarnação. Nunca empreste ferramentas de higiene das unhas.

5. Calçado

Use sapatos confortáveis e adequados para uso externo e interno. Ao experimentar sapatos pela primeira vez, você não deve usá-los por muito tempo. Experimente aos poucos.

É importante sentir-se confortável no calçado escolhido, não deve ser nem apertado nem largo.

6. Evite irritantes

Para manter os pés saudáveis, siga estas dicas e evite substâncias e ferramentas irritantes, como álcool, água salgada, lâminas de barbear, iodo e herbicidas, que podem causar vários problemas.

Se você tiver que usar um curativo, escolha um hipoalergênico.

7. Examine suas pernas

Você precisa examinar seus pés todos os dias. Quando achar que há um problema, não hesite em procurar a ajuda de um especialista. Preste muita atenção a qualquer tipo de ferida, como cortes, manchas, arranhões, bolhas ou áreas inchadas ou vermelhas.

Procure soluções para todos esses problemas para que seus pés voltem a ficar saudáveis.

8. Andar

Caminhe todos os dias! Tente caminhadas leves de 45 minutos ou uma hora. Especialmente para as pernas, você pode fazer exercícios de levantamento e abaixamento. Repita o exercício por 5 minutos 2-3 vezes ao dia.Além disso, caminhar seria um grande esporte. Evite também o fumo e o álcool.

9. Verifique seu nível de açúcar no sangue

Tente controlar seu nível de açúcar no sangue com uma dieta saudável que inclua quantidades razoáveis ​​de açúcar e amido. Às vezes, isso pode parecer complicado, mas com o tempo você apreciará os efeitos benéficos nas pernas e no resto do corpo.

10. Consulte um médico

Se você perceber que algo está errado com seus pés e achar difícil resolver o problema sozinho, consulte um médico. Sempre preste atenção especial às necessidades do seu corpo e principalmente das suas pernas.

Essas recomendações são eficazes?

Cabe a você fazer dessas recomendações um resultado tangível. Seus pés serão tão saudáveis ​​quanto você cuidar deles. Aplique essas dicas para ter pés saudáveis ​​e você notará as mudanças em breve.

O mais importante é ser consistente no cuidado com os pés, não importa onde você esteja. Eles são uma parte importante do seu corpo, então examine-os e cuide bem deles. Cuidado com soluções químicas ou quaisquer outras substâncias que possam afetá-los.

Por fim, não se esqueça de que você precisa seguir uma alimentação balanceada porque, embora possa parecer surpreendente, cuidar da própria alimentação na verdade cuida de todo o seu corpo e de suas partes.

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