Sim, o esgotamento mental pode ser completamente prevenido. A prevenção é muito importante e as medidas a ela associadas devem fazer parte da vida de todos. Afinal, uma vida diária equilibrada é essencial para a saúde e o bem-estar.

Continue lendo para saber mais sobre as ações projetadas para evitar o esgotamento. Assim, você pode aplicá-los ao seu dia a dia e viver mais facilmente. Se você deseja saber mais sobre problemas emocionais, indicamos que você faça Cursos Online da área da psicologia.

Causas de exaustão mental

Antes de falarmos de prevenção, vale esclarecer quais são as causas mais comuns de esgotamento mental. Conhecê-los facilita a sua identificação no dia a dia de trabalho e aciona os sinais de alerta para evitar o esgotamento.

  •         Acumulação de tarefas e obrigações, que podem incluir atividades familiares e profissionais;
  •         Trabalham em empregos de alta pressão, como, por exemplo: professores e profissionais de saúde;
  •         Estresse relacionado com problemas financeiros;
  •         Cuidar de um familiar acamado ou idoso;
  •         Mães cuidando sozinhas de um bebê recém-nascido;
  •         Tem dor crônica;
  •         Lidar com grandes problemas sem o apoio de outros;
  •         Trabalhar longas horas todos os dias.

Sintomas de exaustão mental

Esteja ciente de que as pessoas que estão deprimidas podem apresentar muitos sintomas, que podem ser emocionais, comportamentais e físicos.

  •         Depressão e ansiedade;
  •         Excessivamente pessimista;
  •         Dificuldade de concentração;
  •         Pressão;
  •         Falta de motivação;
  •         Diminuição da produtividade;
  •         Dores de cabeça frequentes;
  •         Gripes e resfriados;
  •         Insônia;
  •         Alterações de apetite (comer demais ou não sentir fome);
  •         Perda ou ganho de peso em um período de tempo relativamente curto;
  •         Fadiga;
  •         Distanciamento social;
  •         Descumprimento de compromissos;
  •         Ausências frequentes por motivo de doença.

10 Formas de prevenir o esgotamento mental

Mesmo que algumas das causas mencionadas no início do artigo sejam inevitáveis, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a evitar a exaustão mental. Veja essas medidas abaixo e saiba como elas podem ajudar.

  1. Determine o que está drenando sua energia

Quando você começa a perceber que está sentindo sintomas de exaustão mental, a primeira coisa a fazer é sempre identificar o que pode estar drenando a sua energia.

  •         Você está trabalhando demais?
  •         Você teve que assumir algumas responsabilidades ultimamente?
  •         Você já experimentou uma grande mudança dentro da vida, como o nascimento de um bebê ou até a perda de um familiar?

Esta resposta orientará os próximos passos a serem tomados.

  1. Priorizar as suas atividades

Evite sempre esperar para entrar em um quadro mentalmente exaustivo para agir. Comece a priorizar suas atividades agora, focando mais no que será mais importante e deixando sempre de lado tudo o que não faz sentido. Evite querer cuidar de tudo porque é impossível para os humanos fazerem isso. Em vez disso, concentre-se no que realmente importa e dedique-se.

  1. Organize sua vida diária

Sem um cronograma e ordem para realizar cada tarefa, as chances de deixar tudo somar são muito altas. Portanto, crie o hábito de organizar sua rotina, estabelecendo horários para ir para a cama, levantar, ir trabalhar e fazer suas atividades diárias. Mesmo que aconteça algum imprevisto, você terá mais controle sobre seu tempo e poderá reorganizar tudo com facilidade.

  1. Tire uma folga depois de sair do trabalho

Se você é uma pessoa que pensa constantemente no trabalho e recebe uma notificação instantânea do seu e-mail de trabalho, tente mudar isso. Pois, esse comportamento poderá não ser totalmente sustentável em longo prazo. Por isso, prefira estar totalmente engajado durante o horário de trabalho e, quando terminar, desconecte-se e vá descansar.

  1. Estabeleça um ritual para dormir

Como já vimos, a insônia poderá ser um dos sinais de exaustão mental. Para evitar chegar a esse ponto, foque na qualidade do sono e estabeleça um ritual sempre antes de dormir. Evite mexer no celular  antes de dormir e faça coisas que o ajudem a relaxar, como, por exemplo: meditar, ler e ouvir música suave. Dessa forma, sua mente será mais fácil de desligar.

  1. Peça ajuda

Nunca tenha vergonha de admitir que você está sobrecarregado e precisa de uma certa ajuda. Faça isso no trabalho e em casa, explicando a situação para as pessoas ao seu redor e dizendo que você precisa do apoio deles. Com a nova divisão de tarefas, você poderá dividir as obrigações de uma forma que não se torne muito pesada para ninguém.

  1. Desenvolva hábitos saudáveis

Em uma escala de 0 a 10, quão saudável você acha que é? Saiba que uma alimentação equilibrada, atividade física regular, manter-se hidratado e desenvolver bons hábitos são essenciais para uma boa saúde. Sem uma boa saúde não existe bom desempenho dentro da carreira, então sempre cuide-se com muita responsabilidade.

  1. Tenha tempo livre

A vida é mais do que trabalho e de obrigações, o lazer faz parte das nossas necessidades diárias. Dessa forma, sempre se lembre de incluir em sua rotina as melhores atividades que façam você se sentir bem, como passar tempo com a família, se divertir com os amigos, fazer pausas, enfim, coisas que tenham o único propósito de se sentir bem.

  1. Faça atividades voltadas ao relaxamento

Além de se divertir, é importante descansar, relaxar e se livrar de suas preocupações. Algumas atividades de relaxamento podem ajudá-lo, elas vão incluir exercícios de respiração, meditação, visualização, yoga e atenção plena. São muitas as opções, encontre aquela com a qual você mais se identifica e desfrute de um momento de tranquilidade.

  1. Busque sempre um apoio profissional

Lembre-se sempre de procurar apoio profissional assim que notar uma mudança repentina em seu humor. Além da exaustão mental, há diversos outros problemas que podem causar problemas físicos e mentais. Quanto mais cedo você procurar ajuda, mais cedo poderá encontrar uma solução e obter o tratamento adequado.

Sempre se lembre que as saúdes físicas e mentais estão completamente relacionadas e não podem existir sem a outra. Então tome cuidado! A exaustão mental pode ser prevenida por meio de uma rotina totalmente equilibrada, hábitos saudáveis ​​e práticas que são voltadas ao bem-estar e ao equilíbrio emocional. Inclua os conselhos apresentados ao longo deste artigo para viver uma vida mais plena e feliz.

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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

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