Falta de ar o que fazer? A falta de ar é uma condição onde o ar encontra dificuldades para chegar até o pulmão.

Essa situação pode acontecer por diversos motivos, sejam em situações normais ou influenciados por alguma condição médica.

Confira mais sobre a falta de ar abaixo e saiba o que fazer quando ela acontece:

Falta de ar o que pode ser?

A falta de ar é um problema causado pela chegada insuficiente de ar aos pulmões, o que pode possuir vários motivos.

Dentre esses motivos é possível citar o esforço físico, como a prática de esportes ou algum outro tipo de esforço mais intenso.

Além disso, também é possível citar algumas condições médicas ou emocionais que podem ser a causa da falta de ar, como por exemplo:

Ansiedade

O fator emocional é um dos motivos mais comuns da falta de ar, e a ansiedade pode causar falta de ar até mesmo em pessoas saudáveis.

Portanto, ela pode atingir tanto jovens quanto adultos, além disso, nesse caso, pode ocorrer como as chamadas crises de ansiedade.

Elas são caracterizadas por breves momentos de pânico, em que o paciente fica parado sem condições de realizar outras ações.

Sendo assim, é muito importante lidar com qualquer tipo de condição psicológica, a fim de evitar a falta de ar causada por condições psicológicas.

Leia também: Como não entrar em esgotamento emocional, quais hábitos podem ajudar?

Gravidez

A falta de ar sentida durante a gravidez é algo comum quando não está associada a outros sintomas.

Isso acontece porque com o passar da gravidez e crescimento do bebê, os órgãos vão sendo comprimidos, o que também faz com que a capacidade do pulmão se expandir diminuir, o que pode causar a falta de ar

Reação alérgica

A reação alérgica grave desencadeia alguns sintomas no paciente, que vão desde a vermelhidão, inchaço, queda de pressão, diarréia, vômito e falta de ar.

A falta de ar na reação alérgica acontece devido ao inchaço promovido por ela, o que pode acabar obstruindo as vias aéreas causando a falta de ar.

Isso geralmente ocorre devido a ingestão ou contato com alguma substância ou picada de algum inseto que o paciente seja alérgico.

Devido ao fato de ocorrer uma obstrução das vias aéreas, se a alergia não for tratada o mais rápido possível, pode levar o paciente ao óbito.

Portanto, caso perceba que alguém está sofrendo um ataque anafilático próximo a você, ligue para o SAMU (192) o mais rápido possível.

Obesidade

O excesso de peso também é um dos causadores da falta de ar. Isso ocorre pois, principalmente no período da noite, o sobrepeso pode acabar reduzindo a capacidade do pulmão de se expandir e contrair, o que por sua vez pode causar a falta de ar.

Doenças respiratórias

As doenças respiratórias podem causar falta de ar pelo fato de que elas geralmente estão associadas a presença de muco (catarro) em excesso ou inflamação de alguma parte do sistema respiratório.

Alguns exemplos dessas doenças são asma, bronquite, DPOC, pneumonia e outros. Portanto, caso tenha algum tipo de complicação respiratória, pode ser que o paciente venha a sentir falta de ar em algum momento de sua vida.

COVID-19

A COVID-19 é causada pelo coronavírus e ela pode ser assintomática, uma leve gripe ou até mesmo levar o paciente ao coma.

Essa doença é conhecida por afetar o pulmão do paciente, afetando sua capacidade respiratória e muitas vezes causando algumas sequelas no paciente.

Os sintomas associados ao COVID-19 são:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Fadiga;
  • Perda do paladar e/ou olfato;
  • Dor de garganta, de cabeça e/ou no peito;
  • Diarreia;
  • Irritação na pele e/ou olhos;
  • Descoloração dos dedos;
  • Falta de ar;
  • Perda da fala ou mobilidade;
  • Confusão.

Apesar de possuir vários sintomas, normalmente o paciente tende a sentir apenas alguns deles. Essa é uma condição perigosa e extremamente contagiosa que pode levar ao óbito.

Portanto, é importante buscar ajuda médica o mais rápido possível e evitar o contato com pessoas sofrendo com essa condição.

o que fazer quando esta com falta de ar

Falta de ar o que fazer?

Caso você sofra de falta de ar, o primeiro passo a se fazer é manter-se calmo e procurar se sentar de modo que você possa se concentrar em sua respiração.

Assim, após isso, você deve focar em inspirar e expirar de maneira calma e regular, assim você será capaz de controlar sua respiração.

Se a falta de ar for causada por doenças é importante buscar ajuda médica para que ele possa passar os devidos remédios e cuidados necessários para lidar com a situação.

Quando causada pela gravidez, é importante ter em mente que uma breve falta de ar não é prejudicial ao bebê, porém quando há muita recorrência ou a falta de ar é mais demorada, é importante buscar ajuda médica.

No caso de obesidade, é importante buscar maneiras de reduzir o peso, pois essa condição não afeta apenas a respiração, mas também aumenta o risco de infarto e compromete outras áreas da saúde.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.