O leite vegetal é uma das maneiras existentes de substituir o leite de origem animal, seja por motivos de intolerância à lactose ou pelo fato de opção própria da pessoa de deixar de comer derivados de animais.

Sendo assim, confira maiores informações a respeito do leite vegetal, assim como maneiras de fazê-lo:

O que é leite vegetal?

O leite vegetal é um tipo de leite que é derivado de grãos e cereais e visa substituir o leite de origem animal.

Sendo assim, ele normalmente costuma ser utilizado por pessoas que são intolerantes a lactose e não podem consumir lactose.

Outros grandes consumidores desse tipo de leite são os veganos que não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal.

Dessa maneira, o leite vegetal é responsável por oferecer a essas pessoas alternativas ao consumo do leite natural.

Além de ser uma alternativa para as pessoas que não consomem o leite derivado de animais, ele possui a vantagem de possuir diferentes sabores que variam de acordo com a origem do leite.

Eles também permitem que a pessoa possa fazer uma dieta mais restrita, visto que pode ter diferentes origens, sendo assim, caso o paciente possua algum alimento que não possa ingerir, o leite vegetal oferece a possibilidade de contornar essa situação.

O fato de o leite vegetal ser derivado de determinado cereal ou grão permite que a pessoa possa optar por algum mais rico na vitamina que ele possui déficit.

Desse modo, além de não perder em nada na composição vitamínica para o leite animal, o vegetal ainda garante a possibilidade de suprir a falta de alguma vitamina ou nutriente, que pode ser corrigido apenas trocando a origem do leite.

Porém, os leites vegetais possuem menos cálcio que o leite de origem animal, dessa maneira, para contornar esse fato, as fábricas de leite vegetal costumam adicionar o cálcio a sua composição a fim de evitar o déficit.

Portanto, caso você faça o consumo do leite vegetal caseiro que não há a adição de cálcio, é recomendado buscar outras fontes dessa vitamina, como verduras de folhagem escura.

Tipos de leite vegetal

Assim como dito anteriormente, o leite vegetal pode ser derivado de diversas fontes, o que garante que possa se escolher dentre diferentes tipos de nutrientes e até mesmo o sabor que mais lhe agrada.

Sendo assim, conheça os principais leites vegetais e os nutrientes que eles são ricos:

Leia também: 10 dicas para manter seus pés saudáveis

leite de soja

Leite de soja

Ele acaba sendo o leite mais famoso dentre os leites vegetais no Brasil, o que também acaba fazendo com que ele seja um dos mais consumidos.

A soja, além de ter um preço mais em conta que os outros leites vegetais, é rica em proteínas, o que faz dela uma ótima opção para pessoas que possuem uma dieta na qual não consomem carnes.

Além disso, esse leite também é rico em fibras e vitamina B.

leite vegetal de arroz

Leite vegetal de arroz

O leite de arroz é uma ótima opção para os que desejam perder peso, fato que está diretamente ligado com sua baixa caloria.

Ele também é rico em carboidratos, fibras e vitamina B, além disso, ele também possui nutrientes que auxiliam na produção da serotonina, que é um hormônio associado ao prazer.

leite de amêndoas

Leite de amêndoas

O leite de amêndoas possui um baixo teor de calorias e açúcar e é rico em magnésio, ômega 3 e antioxidantes.

No entanto, elas possuem versões com e sem açúcar, sendo que a sem açúcar é uma ótima opção para pacientes diabéticos.

leite de coco

Leite de coco

O leite de coco é uma das alternativas vegetais mais utilizadas para substituir o leite de origem animal em receitas de doces e bolos.

Isso se deve ao fato de ele naturalmente ter um sabor mais adocicado, o que faz dele uma ótima alternativa nessas receitas.

Além disso, ele também contribui para melhorar o colesterol e apesar de ser mais calórico que as outras alternativas, ele promove maior saciedade, garantindo que a pessoa coma menos ao decorrer do dia.

leite vegetal de amendoim

Leite vegetal de amendoim

O leite de amendoim é rico em vitaminas B e E, minerais e ácidos graxos, que reduzem o colesterol e também a possibilidade de ser afetado por hipertensão arterial.

Todas essas vantagens fazem com que ele seja uma ótima alternativa para o leite animal. Portanto, caso decida utilizá-lo para substituir o leite animal, é recomendado buscar outras fontes de cálcio que possam suprir o déficit gerado pela falta do leite animal.

Como fazer leite vegetal?

Atualmente existem várias receitas de como fazer leite vegetal caseiro, elas são viáveis devido ao fato de saírem mais baratas que o industrializado comprado no supermercado.

Além disso, o caseiro também não contém os inúmeros conservantes utilizados no industrializados, o que o torna um produto mais natural e saudável.

Porém, isso também acaba fazendo com que ele tenha uma validade muito mais curta, durando até no máximo 3 dias após ser feito.

Confira aqui algumas receitas de leite vegetal.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.