Os lençóis maranhenses são famosos por misturar uma paisagem desértica com lagoas de água doce, o que garante uma vista incrível que não há quem não se surpreenda com tamanha beleza.

Esse paraíso brasileiro é composto por grandes lagos localizados entre dunas de areia branca, fazendo com que seja um ecossistema único.

Encontrado ao norte do estado do Maranhão a aproximadamente 2 km de São Luís, capital do estado, os lençóis são responsáveis por atrair inúmeros turistas interessados nessa paisagem.

Confira mais sobre um dos lugares mais lindos do Brasil e do mundo:

Temporada

Mesmo se tratando de um lugar incrível, a paisagem composta por dunas e lagoas não dura o ano todo.

Portanto, para conseguir contemplar esse cenário é necessário ficar atento a data para não se desapontar por não conseguir admirar essa vista espetacular.

Isso acontece pois o fenômeno das lagoas só acontece após o período de chuvas, geralmente entre abril e agosto.

É importante lembrar que o período de chuvas não segue uma regra fixa, desse modo, é bom ficar atento às notícias para acompanhar como anda o clima da região.

Fora dessa época, especialmente durante a seca, o local fica completamente seco, se transformando em um grande deserto.

Porém, independente de estar ou não na alta temporada, o local continua sendo um colírio para os olhos.

Como chegar nos lençóis?

O acesso aos lençóis é feito por três locais principais: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Para conhecer todo o parque, é recomendado visitar todos os três.

Porém, essa parte possui alguns contratempos, pois desses locais, o único aeroporto próximo é o do município de Barreirinhas, mas ele só recebe voos que vêm de São Luís, que por sinal são muito caros.

Desse modo, para chegar aos lençóis, o aeroporto mais próximo e acessível é o da capital, o Aeroporto Internacional de São Luís.

Portanto, caso não vá de avião ou deseje conhecer os outros pontos, é necessário contratar uma condução particular ou dirigir a entrada desejada.

O que é possível fazer nos lençóis?

A área correspondente ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses compreende uma região de 1.550 km², sendo considerado o maior parque de dunas do Brasil.

Por se tratar de uma região tão ampla, as visitas são feitas por meio de passeios cujas rotas são pré-definidas, dentre os quais os mais famosos são o Circuito da Lagoa Azul e o Circuito da Lagoa Bonita, e as visitas à Lagoa das Emendadas e ao Canto de Atins.

Apesar de as visitas mais comuns serem feitas por veículos, mas para ter a experiência total é recomendado fazer o trajeto a pé, para admirar a paisagem com mais calma.

Desse modo, ao visitar os lençóis, além de contemplar a visão sensacional que o local proporciona, também é possível mergulhar nas lagoas e praticar kitesurf.

O lugar também oferece a possibilidade de visitar praias, passeios de bóias e barcos. A experiência pode ser feita a pé, de quadriciclo e de avião.

O passeio de avião garante uma visão aérea dos lençóis, inclusive é dito que esta é a opção que proporciona a melhor vista do local.

A viagem também oferece a possibilidade de se fazer um passeio de lancha que possui parada em alguns povoados pequeno que vendem alguns produtos

Dicas

  • A dica principal para fazer uma visita aos lençóis é ficar atento à época de chuvas do local, pois para pegar as lagoas cheias é importante ir após as chuvas cessarem;
  • Caso prefira ir a um local menos movimentado, é possível pedir ao guia para visitar as lagoas menos famosas, desse modo é possível ter sua privacidade;
  • Planeje a viagem de modo que consiga visitar o máximo de lagoas possíveis tendo tempo suficiente para aproveitar cada uma delas;
  • Cada local possui uma delas possui uma beleza única, portanto não fique preso às recomendações de amigos e fique somente em um local;
  • Leve alimentos e bebidas para o percurso, visto que não haverá lugar para comprar durante o trajeto, mas lembre-se de guardar as embalagens até encontrar um local adequado para o descarte;
  • Por se tratar de um local em que o sol é mais forte e não há sombra para ficar sob ela, é importante levar a proteção necessária, como protetor solar e labial;
  • Não tente fazer passeios sozinhos pelas dunas pois a chance de se perder é muito grande, portanto, sempre ande junto de um guia.

Cuidados

O transporte de visitantes no interior do parque deve ser feito por motoristas credenciados, portanto para evitar problemas confira se a condução e o condutor possuem licença para fazer o trajeto.

Sendo assim, não é possível adentrar a reserva com seu próprio carro ou veículo motorizado não licenciado. Bicicletas ainda são permitidas.

É proibido comercializar e consumir bebidas alcoólicas e drogas dentro dos lençóis. Também não é permitido acender churrasqueiras, fogueiras ou qualquer outro tipo de fogo.

A entrada de animais de estimação não é permitida, assim como qualquer tipo de moto ou quadriciclo. Do mesmo modo também é proibido realizar corridas utilizando-os.

Além disso, o local não possui lixeiras e de nenhuma maneira deve-se descartar lixo no chão. Portanto, as embalagens descartáveis e afins que entram, devem retornar para fora do parque.

Custo para visitar os lençóis maranhenses

Os pacotes de viagem para os lençóis não tem um preço fixo durante todo o ano, pois ele pode variar de acordo com a antecedência no qual é adquirido, a temporada da viagem, local de origem e se é comprado por um valor promocional ou não.

Porém, atualmente o preço médio de um pacote de viagem para os lençóis maranhenses gira em torno de R$ 1.500 (mil e quinhentos reais).

Com essas informações você já está preparado(a) para visitar os lençóis e ter uma experiência super agradável nesse paraíso do Brasil. Portanto, não perca mais tempo e agende sua viagem.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.