O mercado de trabalho sofreu uma grande queda com a pandemia, e as crises causadas por ela em todo o mundo, gerou uma alta taxa de desemprego.

No entanto apesar de estar muito instável o mercado de trabalho apresenta algumas boas opções de carreiras que prometem vir com tudo nesse ano que se inicia.

E mesmo com as incertezas que o pós pandemia reserva, novas profissões estão crescendo  para acompanhar o avanço da tecnologia. Confira a lista de profissões que estarão em alta no ano de 2022:

As novas profissões que prometem sucesso em 2022

Área digital

Essa é uma das áreas que mais cresceu principalmente no período da pandemia, onde as empresas viram a necessidade de migrar para este meio. Como as pessoas não podiam sair de casa era preciso estar presente nos meios digitais, como forma de ser encontrado facilmente.

E além das profissões que já existiam na área, novas carreiras deste ramo surgiram no mercado. Um exemplo das profissões que prometem fazer sucesso este ano é o coordenador de mídias e performance e o especialista em SEO.

Que são os profissionais responsáveis por cuidar da parte digital das empresas, são eles que cuidam das mídias sociais e acompanham o desenvolvimento da empresa no meio virtual. Seus salários variam de 7 mil a 12 mil, dependendo do cargo e da região em que trabalha.

Área da tecnologia

A área da tecnologia foi outra que teve uma alta demanda nos últimos tempos, além de ter a criação de novas carreiras do mercado. As empresas começaram a procurar por profissionais especializados na área.

E por isso, ela apresenta um potencial de crescimento no mercado. Profissionais como gerente de data & analytics, gerente de engenharia de software, desenvolvedor front-end, desenvolvedor mobile, PMO/gerente de projetos, analista de business intelligence, analista de testes de software e desenvolvedor.

Que são profissionais responsáveis por cuidar das tecnologias dentro das empresas, seus salários podem variar de 4,5 mil a 35 mil.

Área de marketing

Outra área que apresentou um aumento, foi a do marketing. As empresas sentiram a necessidade de investir nesta área, pois viram que o sucesso do negócio dependia de um bom marketing da empresa.

Além disso, as novas formas de marketing que começaram a ser introduzidas nas empresas devido a expansão do mundo digital, garantiu novas especialidades de atuação dos profissionais do marketing.

Pessoas especializadas em CMO (Chief Marketing Officer), product marketing manager, analista de marketing e o analista de marketing digital, tiveram uma alta demanda no mercado.

Os salários destes profissionais variam de 3 mil a 40 mil, dependendo do cargo e grau de especialidade do profissional. Além disso, outros fatores como a região de atuação, também interferem nos salários.

Área da engenharia, manufatura e logística 

Essa foi uma das áreas que não parou durante a pandemia, e o mercado demonstrou o interesse por pessoas especializadas na área. Profissionais como gerente de suprimentos CAPEX (Despesas de Capitais), gerente de produção e manutenção e o gerente de logística foram os mais procurados da área.

Com uma remuneração podendo variar de 10 mil a 22 mil, eles são os responsáveis por cuidar desta área dentro das indústrias.

Área de finanças

Mais uma área com grande potencial para 2022, é a de finanças que com as novidades do mercado financeiro, está em busca de pessoas inovadoras e que tenham o desejo de evoluir.

Profissionais da área de product owner, líder de crédito e cobrança, analista contábil e o analista de planejamento financeiro, são os exemplos das especialidades que este mercado procura.

A média salarial destes profissionais pode variar de 7,5 mil a 25 mil.

Área jurídica

A área jurídica também sofreu interferência do avanço tecnológico do mercado, que com a nova LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, teve que haver uma especialização no mercado.

E foi para suprir esta necessidade que surgiu o gerente jurídico, que é o responsável por cuidar da prevenção de riscos ligados a essa nova lei. Ele garante a empresa segurança em suas ações.

Ele pode receber de 20 mil a 30 mil, dependendo da região em que for atuar e precisa ter experiência em direito empresarial além do conhecimento na área.

Área de recursos humanos

Essa é uma área antiga no mercado, que sempre esteve presente no dia a dia das empresas. Porém, nos últimos tempos ganhou uma nova cara, com a função de zelar pelo quadro de profissionais das empresas e buscar por captar alta qualificações.

Com salários que possuem uma média de 3 mil a 26 mil, especialidades como business partner, gerente de aquisição de talentos, recrutador e analista de remuneração e benefícios foram as que tiveram uma alta demanda.

Área da saúde

Área da saúde

Uma das áreas do mercado que mais cresceu e que tem uma tendência de continuar crescendo, foi a da saúde, ela sempre esteve presente no mercado e apresenta uma alta demanda por profissionais especializados.

Pessoas especializadas em direção de operações hospitalar, direção comercial – medical devices, CEO de hospitais, medicina do trabalho – coordenador e o analise de farmacovigilância, seus salários vão de 5,3 mil podendo chegar a 60 mil.

Além dessas profissões, a área da saúde teve uma alta procura por profissionais do setor operacional como, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos foram muitos procurados no período da pandemia, e ainda possuem uma grande demanda.

Área de vendas

Esta área sempre foi uma ótima oportunidade de investimento, o setor de vendas sempre esteve presente no mercado. Pessoas especializadas em Executivo de vendas – Tecnologias de mídias digitais, possuem grande potencial de sucesso no mercado.  

Sua remuneração pode iniciar com 16 mil e chegar até 30 mil, isto além das comissões que a área de vendas oferece. Esse profissional fica responsável em cuidar do bom relacionamento com os clientes, além de oferecer soluções tecnológicas.

Área comercial

A área comercial é mais um exemplo de sucesso e que aponta um crescimento nos próximos anos. O consultor comercial e o gerente de contas, são os profissionais que estão tendo grande procura no mercado.

Seus salários variam de 2,5 mil a 10 mil, dependendo da área de atuação. Eles ficam responsáveis por captar clientes e desenvolver e definir metas de vendas dentro das empresas

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.