Com a pandemia do COVID-19 as crianças foram obrigadas a permanecerem dentro de suas casas, não podendo brincar com os amiguinhos na rua ou na escola por exemplo.

Dessa forma, as mamães e papais muitas vezes se viram pensando sobre o que fazer para distrair as crianças de tanto tempo em casa, para que tempo passasse e as crianças pudessem gastar toda a energia que tinham.

Com isso, aumentou muito as buscas por passatempos e brincadeiras adequadas para crianças de até 10 ou 12 anos, trazendo novamente à tona algumas brincadeiras antigas que haviam ficado esquecidas com o tempo.

Os papéis começaram a trazer de novo à memória algumas brincadeiras que gostavam de brincar quando crianças e acabaram por ensiná-las aos seus filhos como forma de passatempo para os dias de pandemia.

Nesse artigo iremos mostrar algumas das brincadeiras e passatempos destinados a crianças de até 10 anos para que você possa incentivar seus filhos a despertar o lado imaginário e criativo no momento da brincadeira.

O que são passatempos e brincadeiras?

Os passatempos são todas as atividades que uma criança executa a fim de passar o tempo livre como o próprio nome sugere, sendo que, normalmente estes passatempos são feitos em forma de brincadeiras para que a criança possa se divertir ao fazê-las.

Como mencionado, uma grande característica dos passatempos é a capacidade de proporcionar prazer e alegria ao ser realizado, ou seja, as crianças precisam gostar daquilo que estão fazendo para que ele se torne efetivo.

Quais os benefícios dos passatempos para as crianças?

Todas as crianças precisam ter passatempos e brincadeiras em sua rotina de vida diária, pois isso faz parte do seu desenvolvimento.

Com o avanço da tecnologia, as crianças estão perdendo o costume de brincar e se divertir para ficarem de frente a telas de televisão, computadores e celulares. Sendo assim, muitas brincadeiras têm deixado de existir.

Dessa forma, os papais devem pensar que as crianças precisam tirar um tempo de seu dia para se afastarem das tecnologias e brincarem com passatempos educativos e dinâmicos pois esse tipo de atividade estimula o desenvolvimento neuropsicomotor da criança.

Algumas vantagens dos passatempos para as crianças de até 10 anos são:

  1. Estímulo do desenvolvimento neuropsicomotor.
  2. Estímulo da criatividade e imaginação.
  3. Incentivo às atividades em equipe, autonomia e outros.
  4. Favorece o aprendizado tanto escolar quanto social.
  5. Fortalece vínculos familiares e outros.

Tipos de passatempos e brincadeiras para crianças de até 10 anos

As brincadeiras são infinitas e você pode criar uma nova brincadeira sempre que desejar de acordo com as preferências de seus filhos.

Porém algumas brincadeiras são tradicionais e muito antigas, e sempre fazem a alegria das crianças quando ministradas pelos pais ou irmãos/ amigos.

A seguir iremos mostrar algumas das possibilidades de passatempos para crianças de até 10 anos para que você como pai, mãe ou responsável possa interagir com as crianças e criar momentos e memórias únicas para os pequenos.

  1. Amarelinha: tipo de brincadeira antiga e ótima para queimar a energia das crianças. Pode ser feita tanto em ambientes internos quanto externos. Para criar a amarelinha utilize giz para pintar o chão ou compre fitas adesivas ou EVA para delimitar os quadrados. Caso for brincar dentro de casa, você ainda pode comprá-la pronta de plástico ou corda.
  2. Pintura: todas as crianças amam brincar com tintas e esse tipo de atividade é ótimo para estimular o lado criativo do cérebro. Separe um tempo com as crianças para criar verdadeiras obras de arte, sejam elas de reprodução ou criação, mas lembre-se de comprar tintas próprias para a idade da criança.
  3. Bolinha de sabão: para os dias tediosos nada melhor que algumas bolhas de sabão para alegrar o ambiente. Com um copo, canudo, água e detergente você consegue criar uma brincadeira muito divertida para seus pequenos.
  4. Jogo da velha: pode ser jogado em cadernos velhos, de dupla. Para incrementar ainda mais a brincadeira, você pode propor desafios a serem cumpridos pelos perdedores, por exemplo.
  5. Jogo da memória: esse jogo é ótimo para passar o tempo e para treinar o raciocínio e a memória como o próprio nome diz. Você pode comprá-lo pronto ou criar um com papel e caneta.
  6. Quebra cabeça: ótimo para treinar o cérebro em relação à memória e ao raciocínio e habilidades manuais.
  7. Jogos de tabuleiro como dominó, dama, xadrez e outros.
  8. Pular corda: brincar de pular corda é um ótimo exercício para queimar calorias e desafiar as crianças, pois você pode inventar várias formas de praticar a atividade.
  9. Mímica: os jogos de mímica despertam a curiosidade e criatividade das crianças e estimula o aprendizado e conhecimento de diversas coisas.
  10. Campeonatos e gincanas com diversos jogos de equilíbrio, coordenação motora, raciocínio e outros.
  11. Artista: Você pode incentivar campeonatos de desenhos incentivando as crianças a fazerem os melhores desenhos de acordo com as categorias e também a colorir os desenhos feitos.
  12. Show de talentos: organize um evento em casa para toda a família, inclusive os pais. Cada participante deverá fazer uma apresentação com algo que saiba fazer bem como dançar, cantar, apresentar uma peça, pintura e outras habilidades. Esse passatempo além de ser muito divertido, pode mostrar o verdadeiro talento dos integrantes da casa assim como incentivar os participantes a terem compromisso e responsabilidade.
  13. Jogos ao ar livre como queimada, futebol, rouba bandeira, pé na lata, peteca, vôlei, basquete e outros. Lembrando que esse tipo de brincadeira deve ser feito em casas que tenham espaço externo suficiente.
  14. Sessão de cinema: após tantas brincadeiras e diversão ao longo do dia, uma sessão de cinema é o passatempo perfeito para relaxar e se preparar para um novo dia. Escolha um filme adequado à idade das crianças, frite pipocas e faça um delicioso suco para acompanhar. Ao final da sessão você ainda pode fazer perguntas sobre o filme a fim de estimular as crianças a prestarem atenção em todos os detalhes do filme.

Além dos passatempos acima você ainda pode criar a hora dos estudos e tornar esse momento divertido e estimulador para o aprendizado das crianças.

Dessa forma, você conseguirá propor que as crianças estudem de maneira divertida e dinâmica podendo fazer uso de jogos e brincadeiras para ensinar.

Vale lembrar que muitas brincadeiras podem ser inventadas para passar o tempo com as crianças e o ideal é que elas tenham benefícios na vida das crianças, seja pela prática de atividade física ou pelo estímulo à aprendizagem de algo.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.