Já aconteceu com todos nós e sabemos o quanto é doloroso. É claro que os calos nos pés não são apenas um problema estético, mas também um problema de saúde. 

Eles são criados nos pontos onde o atrito e a pressão constantes são exercidos na forma de endurecimento da sola ou dos dedos dos pés. É uma hiperqueratose da pele, que pode causar desconforto e dor intensos, tornando a caminhada insuportável, assim como  as bolhas nos pés.

Cuidados inadequados com os pés, a escolha errada de calçados femininos e a presença de umidade nos pés são fatores fundamentais para o aparecimento de calos e espinhas.

No entanto, os calos nas pernas desaparecem facilmente de várias maneiras. Existe a medicação adequada, adesivos especiais e alguns medicamentos eficazes para quem deseja um tratamento mais natural do calo.

O que são calos nos pés e como eles são criados?

Os calos, também conhecidos como calosidades, são uma reação natural da pele, ou seja, da camada superior da pele, para tentar proteger as camadas mais profundas – sensíveis. 

Para proteger a pele, cria um ponto duro, onde a camada de queratina engrossa, no ponto de atrito e pressão constantes. O núcleo duro, a chamada raiz do calo que atinge as camadas mais profundas da pele, causa dor, desconforto e inchaço na área.

Dependendo do tipo de pele, os calos são brancos, amarelos ou cinza. As manchas que aparecem, geralmente por conta de sapatos duros, apertados ou inadequados são na sola, na parte superior dos dedos ou na lateral do dedo grande do pé. Além disso, calos nos pés podem ser criados entre os dedos por conta do suor e da umidade. Portanto, você deve ter muito cuidado para manter os pés constantemente secos.

Além da escolha errada de sapatos e umidade, existem outros fatores que criam calos nos pés. Os mais comuns são andar descalço, fazer exercícios e andar de forma errada. No entanto, dieta, gota e protrusão óssea, fratura ou alguma deformidade anatômica também podem desempenhar um papel importante no aparecimento de calos.

Dicas importantes para prevenir e tratar calosidades nos pés

Em primeiro lugar, pare de usar sapatos apertados e inadequados, andar descalço ou usar salto alto com frequência. Isso aumenta a pressão. Se necessário, coloque um protetor para reduzir a pressão.

Certifique-se de usar meias de algodão limpas com sapatos fechados, principalmente se forem sintéticos, para que a pele respire adequadamente. Evite usar os mesmos sapatos por dois dias consecutivos. O tratamento adequado e frequente dos pés com pedicures manterá  a pele limpa e macia. Isso é crucial para prevenir a formação de calos.

O calo pode ser removido com pedra-pomes, mas não com navalha ou outro objeto pontiagudo. Raspar com uma navalha pode fazer a parte boa do calo voltar mais forte depois de um tempo. O mesmo problema pode ocorrer com a remoção de calos a laser.

Seria bom consultar um podólogo, se a cura não desaparecer com remédios naturais ou remédios de farmácias. Ele é um especialista para sugerir o tratamento adequado, dependendo da gravidade do problema. Além de medicamentos e soluções tópicas, existem tratamentos como crioterapia e diatermia.

Pessoas com má circulação sanguínea, pele sensível ou diabetes não devem ser tratadas com calos nos pés com ácido salicílico sem o consentimento de seu médico. Esta substância pode causar úlceras na pele em pessoas desses grupos. Cortar ou raspar um calo nos pés pode causar infecção dos tecidos.

Remoção de calos em casa:

Para remover calos dos pés em casa, você precisa seguir alguns passos simples, mas importantes.

  • Comece por fazer um escalda- pés que irá suavizar o calo e facilitar a sua remoção.
  • Em seguida, esfregue o calo com uma pedra-pomes para expelir as células mortas e reduzir sua superfície.
  • Aplique um adesivo – adesivo com ácido salicílico e após 2 a 3 dias você poderá remover os calos dos pés com mais facilidade.
  • Depois de esfregar o calo, será bom aplicar um curativo na área afetada. Assim você evita lesões e contaminações que podem ser causadas por meias ou sapatos.
  • A hidratação adequada e frequente do local com cremes ou loções ajudará ainda mais a suavizar os calos nos pés e removê-los com mais facilidade.

Tratamento natural de calos com remédios

Existem muitos remédios farmacêuticos e remédios naturais para tratar calos nos pés. Aqui estão algumas das maneiras naturais mais conhecidas e eficazes para remover um calo.

Tratamento para calos nos pés com aspirina

A aspirina contém ácido salicílico, o ingrediente número 1 usado para tratar calosidades nos pés. O tratamento com aspirina para remover um calo, da lateral do pé e geralmente da sola é feita uma pasta pomada com 5 a 6 comprimidos de aspirina derretidos em 1 colher de sopa de suco de limão ou vinagre de maçã e 1 colher de sopa de água.

Depois de fazer a pasta de aspirina, coloque sobre o calo e enrole o pé com uma toalha quente ou curativo. Deixe a mistura agir por cerca de 10 minutos até o calo amolecer e depois esfregue com uma pedra-pomes. Por fim, aplique um pouco de hidratante ou loção.

Removendo o calo com pão e vinagre de maçã

Outro remédio caseiro eficaz para se livrar dos calos nos pés é a aplicação de pão embebido em vinagre de maçã. Tudo o que você precisa fazer é molhar o pão com vinagre de maçã, colocá-lo sobre o calo, envolver o pé com um filme transparente para que não escorra e colocar uma meia limpa. 

Deixe o pão agir por muito tempo, de preferência durante o sono. Na manhã seguinte, o calo na perna terá amolecido e ele provavelmente estará pronto para sair.

Óleo de rícino para calos no pé ou dedos dos pés

O óleo de rícino é um óleo natural que possui muitas propriedades benéficas para a pele e o cabelo. Uma de suas principais características é sua propriedade emoliente. Aplicá-lo em durezas, como calosidades, e especificamente nos calcanhares, solas, tende a suavizar a pele e facilitar sua remoção.

Este é um tratamento para calos que pode ser feito a qualquer momento e não irá interferir nas suas atividades diárias. Tudo o que você precisa fazer é aplicar algumas gotas de óleo de rícino no calo e usar suas meias de algodão limpas normalmente. Aplicando óleo de mamona no calo por cerca de 2 semanas, sua remoção será muito fácil.

Os calos nas pernas saem com limão

Outro dos remédios para tratar calos nos pés é o limão. Corte um pedaço de casca de limão. Coloque-o em cima da perna e prenda-o com um curativo. Por fim, coloque uma meia de algodão limpa para manter a pele no lugar e vá dormir. Repita o tratamento quantos dias forem necessários até que o calo desapareça completamente.

Escalda pés com sais de epsom com sulfato de magnésio

Encha uma bacia com água morna e adicione um punhado de sais de epsom. Em seguida, mergulhe os pés e desfrute de um relaxante banho por 10 minutos. Em seguida, esfregue suavemente a pele amolecida com uma pedra-pomes. Repita o processo diariamente até que os calos desapareçam.

Calosidades nos pés são tratadas com abacaxi

Pegue uma fatia de casca de abacaxi e coloque-a sobre o calo com o lado liso apoiado sobre a pele. Prenda-o com um curativo e deixe-o durante a noite. Depois de acordar, solte o curativo e faça um escalda-pés de 10 minutos em água morna. Repita (pelo menos 4 dias) o tratamento de abacaxi para calos, até que sejam fáceis de remover.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.