O podcast é um dos novos meios de comunicação, e atualmente vários são os modelos de podcast que existem. Neste artigo vamos falar sobre este meio, o que é, o que você precisa para fazê-lo e como fazer:

O que é podcast?

O podcast é uma versão melhorada do antigo modelo usado no rádio, que traz os conteúdos em forma de áudio. É uma série de áudios, que tem como foco um único assunto.

Ele é modelo de conteúdo parecido com o rádio, mas avançado, que você define quando e onde ouvir, tem a opção de repetir alguma parte que deseja ouvir de novo, pode pausar e continuar ouvindo depois e ainda tem a liberdade de ouvir quando quiser.  

Um pouco mais sobre a história do podcast

A primeira vez que se ouviu sobre o termo podcasting foi em 2004, quando em um artigo no The Gardian, falava sobre um possível avanço no rádio. E contava que a novidade no meio, era barata e de fácil acesso para os ouvintes de rádio.

E com o avanço da tecnologia veio a melhoria dos equipamentos de gravação e a melhora na velocidade da internet, juntamente com a necessidade de uma forma nova de compartilhar conteúdos, surgiu esse novo formato de comunicação.

E em 2005, ele começou a se popularizar no mundo. A Apple criou o iTunes que liderou o caminho para o podcast. E foi nesse ano também que a plataforma começou a oferecer um discurso semanal por George W. Bush.

E em 2013, o meio de comunicação atingiu seu ápice alcançando um bilhão de assinantes na Apple.

Como o podcast funciona

Como o podcast funciona?

E graças a internet e sua facilidade e rapidez em se conectar, o podcast se tornou um dos meios de comunicação preferidos entre as pessoas. Além disso, sua facilidade na produção de conteúdo, despertou um certo interesse nelas maior em investir neste meio de transmissão.

Assim, ele alcança as pessoas através de áudios com a finalidade de informar e divertir, dependendo de seu assunto central. O podcast pode ter varias finalidades que vamos falar neste artigo. Porém, todas tem a função de alcançar as pessoas.

Como fazer podcast?

O primeiro de tudo, antes de montar seu podcast é preciso que você tenha definido qual será o assunto de seu podcast. Como já foi mencionado, os podcasts podem ter vários assuntos onde o foco será o tema escolhido. Trouxemos alguns dos assuntos que um podcast pode ter.

  • Arte
  • Tecnologia
  • Comédia
  • Religião
  • Sociedade e cultura
  • História
  • Ficção
  • Ciência
  • Saúde e fitness

Depois de definido este assunto é importante saber em qual portal ele será divulgado, feito isso é preciso se atentar ao material que irá precisar, opte por usar ferramentas de boa qualidade e que auxiliem seu trabalho. 

Garanta que seu conteúdo seja criativo e que cative o público, use a criatividade também na criação de seu conteúdo, use e abuse dos detalhes, você não precisa usar equipamentos muito caros para fazer um bom trabalho. Comece com o que tem e conforme seu podcast evolui poderá investir mais.

Outra dica para quem está começando, planeje seu conteúdo, organize como fará e como irá acontecer, defina quem será seu ouvinte, qual será o assunto abordado em seu conteúdo, define as datas que irá levá-lo ao ar e comunique seu calendário de publicações para o público e crie uma estrutura para o podcast para que o conteúdo faça sentido.

Crie um conteúdo que atraia o público, faça uma apresentação de todo ele, apresente as ideias que planejou e cite em seu conteúdo como o público poderá te encontrar, use o final para divulgar seu contato.

Para que serve um podcast?

O podcast tem vários tipos e cada um tem uma função diferente, portanto eles podem ter a função de divertir, educar e informar as pessoas. Eles são como uma espécie de filme ou série, em que sua estrutura é composta por episódios.  

No caso do podcast, entretanto, a pessoa não irá se distrair com elementos visuais, como acontece nos filmes. E possuem um assunto específico, onde o autor do conteúdo se aprofunda nele.

Eles podem ser usados com várias finalidades, a maioria por aqueles que desejam compartilhar seus conhecimentos ou desenvolver algum assunto. E por ser uma plataforma fácil e barata de fazer isso.

Além disso, ele pode ser usado para as vendas pelos profissionais da área de marketing. Pois ele proporciona um contato maior com o cliente, a fim de os fidelizar.

Como usar o podcast para o marketing

Assim como as outras redes sociais e ferramentas de divulgação digitais, o podcast é uma ferramenta que garante visibilidade para as empresas. Com o grande público que possui, o alcance das propagandas e divulgação é maior.

E como ainda é uma ferramenta pouco usada com essa finalidade, possui pouca competição neste meio e por isso é uma boa opção para as empresas que desejam conquistar clientes.

Defina o assunto de seu conteúdo, baseado nos interesses de seu público, e crie o conteúdo baseado nessas informações, com fins educativos para mantê-lo informado e de conteúdo de entretenimento. Assim como nas outras redes sociais manter o público informado é uma boa estratégia de marketing, as pessoas estão sempre buscando saber algo.

Por isso, abuse deste tipo de conteúdo, pois trará a seu negócio visibilidade e conquistará novos clientes. A informação além de fidelizar seu público, através dela cativa novas pessoas.  

E pensando em SEO, o iTunes é um grande site, se sua empresa aparecer como descrição de algum podcast seu ranking de SEO irá melhorar.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.