A poluição vem se tornado cada dia maior em todo o mundo e isso tem sido motivo de muita preocupação entre as pessoas, com o futuro de nosso planeta.

Vamos aqui falar um pouco sobre os tipos de poluição, as causas e quais as consequências elas trazem para nosso futuro.

Quais são os tipos de poluição?

Os impactos da poluição podem trazer sérias consequências para a natureza e nossa vida. E com o passar dos anos podemos perceber cada vez mais esses impactos.

Muitas catástrofes estão acontecendo em todo o mundo, e isso é uma resposta do planeta ao alto nível de poluição que ele está sofrendo, o que é alarmante para o futuro de nossas gerações. Existem vários tipos e formas diferentes de poluição e vamos explicar primeiramente quais são eles:

Poluição atmosférica

A poluição atmosférica se dá por meio da emissão de gases que prejudicam a qualidade do ar. Essa qualidade é comprometida principalmente em grandes centros urbanos e locais que possuem muitas indústrias.

A queima de combustíveis, emissão de gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e energia, são considerados poluentes para a atmosfera.

Poluição hídrica

A poluição hídrica se dá pela poluição das águas, rios, lagos, mananciais, oceanos e subterrâneas. Uma das principais causas da poluição hídrica é o lançamento de esgoto nos rios e o descarte de resíduos sólidos em rios ou mares.

Além disso, os lixos e resíduos deixados em qualquer lugar são levados pelas chuvas para rios e os mares. Por isso, a poluição hídrica pode ter várias causas.

Poluição do solo

No caso da poluição do solo, como o próprio nome diz, é a poluição que prejudica o solo. Um dos principais responsáveis pela poluição do solo é a produção agrícola, devido ao uso exagerado de agrotóxicos, fertilizantes, insumos agropecuários e metais pesados.

Outro local onde a poluição do solo ocorre de forma exagerada é nos lixões, que por não possuírem uma proteção para o solo, como são nos aterros sanitários, o lixo descartado produz um líquido chamado chorume, que contamina o solo.

Poluição térmica

Já a poluição térmica ocorre pela mudança de temperatura de um ecossistema, ela pode ocorrer nas águas ou atmosfera. E tem como principal causa a liberação de resíduos quentes na atmosfera.

Apesar de ser pouco conhecida, ela pode gerar sérios impactos em toda a natureza.

Poluição sonora e visual

A poluição sonora e a poluição visual se fazem presentes em sua maioria nos grandes centros urbanos. A poluição sonora se dá por meio de altos níveis de ruídos que prejudicam a saúde das pessoas.

Já a poluição visual tem como causa a grande quantidade de imagens, por exemplo vários outdoors e meios de comunicação visual nas grandes cidades. A poluição visual prejudica tanto nossa saúde como também a estética das cidades.

 Todos os dois tipos de poluição podem causar desconforto e estresse na população.

Poluição luminosa

A poluição luminosa tem como causa a grande produção de luzes artificiais nas grandes cidades, como iluminação pública, propagandas luminosas e sinalizações. Ela interfere na saúde dos organismos vivos e perturba as condições luminosas naturais.

Além de gerar outros impactos ambientais pois,  para ser produzida as luzes artificiais necessitam de energia, que geralmente são produzidas por usinas termelétricas que potencializam o efeito estufa.

Poluição radioativa

Um dos mais perigosos tipos de poluição. A poluição radioativa pode causar mutações e doenças graves como o câncer. Ela é proveniente de resíduos gerados por usinas nucleares que possuem alto nível de radiação.

Poluição no Brasil

Segundo estudos, o Brasil é o 65° país mais poluído do mundo e o 4° país que mais gera lixo plástico no mundo. O Brasil é um dos maiores países em extensão e em população, e essa pode ser razão desse alto nível de poluição.

Principalmente nas grandes capitais do país, diariamente os diversos tipos de poluição são produzidos e descartados no meio ambiente. Com as grandes indústrias, vários impactos são causados na natureza.

Outro fator que colabora para o alto nível de poluição do país, é o grande número de desmatamento. O Brasil é um país rico em recursos naturais e isso tem causado ambição em muitas pessoas, que não medem esforços para usufruir dessas riquezas.

O desmatamento, descarte incorreto do lixo e a produção em massa de resíduos poluentes geram impactos irreversíveis e colocam em risco o futuro de nossas gerações.

Atitudes que podem salvar o planeta

Salvar o planeta parece algo humanamente impossível, porém se cada um fizer sua parte, com atitudes simples podemos tornar nosso planeta um lugar melhor.

Não jogue lixo na rua

Essa é uma dica que se escuta muito, mas que às vezes não é cumprida. O descarte incorreto do lixo, pode não somente causar a poluição do solo como também a poluição dos rios e mares, como citamos acima.  

Economize água

A escassez da água já é a realidade de muitos, e se não cuidarmos deste recurso que é essencial para a vida, essa será a realidade de todo o mundo. Por isso, sempre que for usá-la faça de forma consciente.

Se possível, vá de bicicleta

A queima de combustível causada pelo alto número de automóveis todos os dias, tem um grande impacto na natureza. Então, sempre que puder opte por outros meios de locomoção como bicicletas e trens.

Não faça queimadas

Isso vale não necessariamente para as grandes queimadas, como também para quando queimamos algo no quintal de casa, nesse caso a poluição também é gerada.  

Recicle e Reduza o desperdício

Mas uma atitude que tem grande poder, recicle os materiais que você pode e evite fazer o descarte dos produtos que você utiliza. O desperdício também colabora para o aumento da produção de lixo, por isso sempre tenha consciência quando for consumir algo.

Prefira produtos orgânicos

Outra dica importante, opte sempre por produtos orgânicos. Essa nem sempre é uma opção que está ao alcance de todos, por ter custos maiores, mas você pode começar fazendo sua própria horta e plantando seus alimentos em casa.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.