A terceira idade é uma fase da vida temida por alguns e almejada por outros, portanto é uma questão de ponto de vista se ela é uma fase boa ou ruim da vida.

Sendo assim, você sabe o que é a terceira idade? E quando começa a terceira idade? Confira a resposta dessa e de outras perguntas a respeito da terceira idade no artigo abaixo:

O que é a terceira idade?

A terceira idade é uma expressão que foi inventada na França em 1962 quando surgiu a política que visava integrar a população idosa na sociedade.

Desse modo, considera-se terceira idade a fase da vida em que a pessoa se encontra aposentada e começa a sentir os efeitos do envelhecimento.

Sendo assim, essa é uma fase da vida em que o corpo perde grande parte de sua capacidade regenerativa, o que faz com que ele necessite de cuidados adicionais.

Portanto, para chegar à terceira idade com boa saúde e para conseguir mantê-la após envelhecer é necessário tomar uma série de cuidados.

Quando começa a terceira idade?

A terceira idade é considerada a fase onde a pessoa já se encontra aposentada e com seu corpo já sentindo todos os impactos da idade avançada.

Mas quando começa a terceira idade realmente?

No Brasil a terceira idade começa efetivamente após os 60 anos de idade, segundo o estatuto do idoso.

Contudo, existe um projeto de lei que visa subir essa idade para 65 anos devido ao aumento da qualidade de vida dos idosos atualmente.

Porém, a OMS (Organização Mundial da Saúde) divide a idade avançada em quatro fases:

  • Meia-idade: dos 45 aos 59 anos;
  • Idoso ou terceira idade: dos 60 aos 74 anos;
  • Ancião: dos 75 aos 90 anos;
  • Velhice extrema: acima dos 90 anos.

Entretanto, em países desenvolvidos a terceira idade começa após os 65 anos, e isso se deve ao fato de que nesses países as pessoas possuem melhores condições de saúde.

Dessa maneira, ao atingirem essa idade, as pessoas ainda estão em uma ótima condição de saúde, o que leva ao aumento da idade mínima para a terceira idade.

Além disso, quanto mais cuidado com a saúde a pessoa possui, maiores são as chances de ela se tornar um idoso ativo que possui uma boa qualidade de vida.

Desse modo, quando a pessoa que zela por sua saúde envelhece, ela possui grandes chances de se tornar um idoso sem nenhuma defasagem que consegue efetuar suas atividades cotidianas normalmente.

Um fato curioso sobre a população idosa do Brasil é que, segundo um estudo feito pela USP, até o ano de 2030 o Brasil será o país com a quinta maior população de idosos.

como cuidar da saúde na terceira idade

Como cuidar da saúde na terceira idade?

Como todos nós sabemos, durante toda a vida é necessário cuidar bem de nossa saúde, porém, há algumas fases em que esse cuidado deve ser maior.

Uma dessas fases é durante a fase de recém nascido, porém durante essa fase ainda não somos capazes de cuidar de nossa própria saúde, portanto, a função de cuidar de nós fica para nossos pais.

Já a outra fase importante é a terceira idade, como nessa fase da vida nosso corpo já começa a sentir os efeitos da idade avançada. Dessa maneira é importante procurar formas de cuidarmos da saúde de nosso corpo nessa época da vida.

Por esse motivo separamos aqui algumas dicas de como cuidar da saúde quando chega a terceira idade:

Acompanhar a saúde com um médico especializado

Apesar de o simples fato de ir ao médico não garantir que você tenha uma ótima qualidade de vida, esse hábito definitivamente auxilia para alcançar uma boa qualidade de vida.

Sendo assim, é importante que o idoso realize o acompanhamento adequado com um geriatra, que é o médico especializado nessa faixa etária.

A partir desse acompanhamento, o profissional auxiliará o idoso a prevenir e tratar quaisquer complicações que ele possa ter em sua saúde.

Além disso, ele também pode auxiliar o idoso a compreender as mudanças que estão acontecendo com o seu corpo e se adaptar a elas.

Praticar atividades físicas regulares

O ato de praticar atividades físicas garante vários benefícios para o corpo humano, desde melhorar a disposição para realizar atividades até ajudar a melhorar a imunidade do corpo humano.

Sendo assim, é extremamente importante que o idoso pratique atividades físicas regulares para manter uma boa qualidade de vida.

Além disso, o leque de possíveis exercícios que ele pode fazer quando começa a terceira idade são enormes.

Alguns dos maiores exemplos são: hidroginástica, pilates e musculação.

Ter uma boa alimentação

Ter uma boa alimentação é fundamental para toda a vida, porém passa a ser ainda mais importante quando começa a terceira idade.

Isso se deve ao fato de que a alimentação saudável é importante para manter o bom funcionamento do corpo.

Sendo assim, para garantir que haverá o consumo da quantidade ideal dos nutrientes, é recomendado procurar um nutricionista, para que ele possa lhe indicar uma dieta capaz de suprir todos os nutrientes necessários para o corpo.

Cuidar bem da saúde mental

Tão importante quanto a boa saúde do corpo é a boa saúde mental, e isso se deve ao fato de a saúde mental ter grande influência sobre a saúde corporal.

Dessa maneira, é importante manter um bom círculo de amizades, ter contato com a família e fazer um acompanhamento psicológico.

Leia também: Como não entrar em esgotamento emocional, quais hábitos podem ajudar?

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.