O Super Bowl é o maior evento esportivo nos EUA, o que também é o motivo de ser um dos maiores eventos televisivos norte-americanos.

Por se tratar de um evento tão grande, ele também possui grande influência na economia do país.

Mas o que é o Super Bowl e porque ele é tão famoso? Confira mais sobre esse grande evento:

O que é?

O superbowl é a final da NFL (National Football League), que é a principal liga de futebol americano. O esporte é para os estadunidenses o que o futebol é para os brasileiros.

Portanto, se trata da final do campeonato nacional do esporte mais famoso do país. Por esse acontecimento ser tão importante, é feito um evento em cima dela.

Esse evento é o Super Bowl, que recentemente vem tomando proporções internacionais, se tornando famoso também em outros países.

História

Antigamente, o país possuía duas grandes ligas profissionais de futebol americano e os times de uma liga não competiam com os da outra.

No entanto, esse fato acabava gerando uma rivalidade entre as duas ligas e por esse motivo surgiu o Super Bowl.

Em 1970, fundiram-se as duas ligas profissionais para criar a AFL-NFL, que é dividida entre dois grandes grupos: a AFC (American Football League) e a NFC (American Football Conference).

Dessa maneira, a AFL-NFL é constituída por 32 times agrupados por divisões geográficas e divididos entre NFC e AFC.

Portanto, o Super Bowl promove a disputa entre os campeões de cada liga e desse modo consegue definir o verdadeiro campeão.

A temporada dos jogos de futebol americano dura 17 semanas, geralmente de setembro a dezembro, nas quais cada time tem uma semana de descanso.

Após o fim desses jogos, acontece a grande final, o Super Bowl, que geralmente ocorre no começo do ano seguinte, entre os meses de janeiro e fevereiro.

Mas de onde vem o nome Super Bowl?

Já que se trata de uma final, porque não chamá-la apenas de grande final?

A origem desse nome veio de um entusiasta do esporte norte-americano chamado Lamar Hunt, que nessa época era o dono do time Kansas City Chiefs.

Ele foi o primeiro a chamar o título de Super Bowl, porém esse nome não surgiu do nada, ele foi adaptado do Rose Bowl, que era o nome do principal título do futebol americano universitário.

Quando houve a fusão das duas ligas, a final foi chamada de “AFL-NFL championship game”, porém o apelido popular de Super Bowl já tinha pego e com a ajuda da imprensa, que também adorou o termo, ele acabou se tornando o nome oficial.

Além disso, para evitar a confusão pelo fato do campeonato começar em um ano e terminar no outro, o evento é nomeado com números romanos de acordo com a edição.

Atrações (Shows do intervalo)

Engana-se quem pensa que o Super Bowl é apenas a decisão do melhor time de futebol americano do país.

Um dos momentos mais esperados durante a partida são as atrações que acontecem nos intervalos. Essas apresentações são feitas por grandes nomes da música mundial e duram por volta de 15 minutos.

Essa apresentação já foi palco para grandes estrelas, como: Michael Jackson, Madonna, Beyoncé, Bruno Mars, U2 e muitos outros.

Influência da economia

Por se tratar de um evento tão grande, não é nenhuma surpresa o fato dele possuir uma grande influência na economia do país.

Devido a grande quantidade de pessoas que assistem esse evento, várias empresas o enxergam como uma oportunidade de divulgar suas marcas em anúncios exibidos durante o evento.

A divulgação nos anúncios desses eventos não é cobiçada apenas por empresas tentando vender seus produtos. Grandes produtores do cinema também enxergam o evento como oportunidade para divulgar seus filmes.

A grande quantidade de espectadores garante que os anúncios alcancem várias pessoas, porém eles não saem barato.

O custo para aparecer em um comercial do Super Bowl é extremamente alto, chegando a ser um dos mais caros do mundo.

Para se ter ideia, os anúncios do Super Bowl deste ano estavam cotados em U$ 7.500 (sete mil e quinhentos dólares) a cada 30 segundos no ar.

Como assistir o Super Bowl no Brasil?

Apesar de ser um evento que ocorre nos EUA, ele é transmitido mundialmente, dessa maneira é perfeitamente possível assistí-lo no Brasil sem maiores complicações.

Geralmente é feito um anúncio sobre onde o jogo será transmitido, ou pode-se conferir procurando na internet.

O Super Bowl deste ano foi transmitido tanto na TV aberta quanto na por assinatura e também em alguns serviços de streaming.

Na TV aberta o evento foi transmitido pela RedeTv! começando a partir das 19h.

Na TV por assinatura foi a ESPN que cobriu o evento, a cobertura feita pelo canal começou a partir das 18:30h.

O serviço de streaming responsável pela transmissão desse ano foi o Star+ que transmitiu a mesma cobertura feita pela ESPN.

Similar Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.